Hoje vamos explicar como fazer a DIRF 2024, entender melhor este imposto e declaração, os prazos de entrega para ficar em dia com a Receita Federal. Continue conosco para entender melhor tudo sobre a DIRF 2024.
Essa declaração é entregue anualmente pelas empresas que possuem funcionários que possuem parte dos rendimentos retidos na fonte. Ela é obrigatória, e caso não cumprida dentro dos prazos, terá de enfrentar severas punições, que incluem multa e juros de mora retroativos.
Conteúdo
O que é DIRF 2024
A DIRF significa Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte, que é uma contribuição obrigatório de uma parte dos brasileiros, que são aqueles que são pessoa jurídica ou empresário que vai ter um recolhimento da sua renda (um tributo) direto na fonte.
Essa declaração basicamente serve para que a Receita Federal tenha um controle maior dos empresários e pessoas jurídicas do Brasil, saber se ela está fazendo retenção do imposto de renda direito da fonte, ou seja, dos recebimentos dos colaboradores que trabalham para ele, assim evitando a sonegação.
A DIRF é na realidade uma declaração, como vimos. Ela não é um pagamento de imposto como muitas pessoas pensam. Ela serve como um controle da Receita Federal para que os empresários recolham o imposto de forma correta no recebimento dos salários de seus funcionários.
Veja mais:
Quem é Obrigado a apresentar a declaração DIRF 2024
Veja aqui, em forma de lista para facilitar o seu conhecimento, quem deve ser obrigado a declarar a DIRF todos os anos:
- Todas as pessoas jurídicas, empresários que fazem retenção do imposto de renda direto da fonte;
- Os empresários também que fizeram realizações de operações, envios de dinheiro para o exterior e que não fizeram retenção do imposto direito da fonte;
- Pessoas físicas também, que tenham pago rendimentos em 2017. Mesmo que essas pessoas não tenham retenção direto da fonte.
Vale lembrar que se você é MEI, fique tranquilo! O MEI não precisa fazer a DIRF, pois o MEI não faz declaração do imposto de renda.
As empresas que fizeram pagamentos para outras pessoas jurídicas, envolvendo tributos da Seguridade Social, de PIS/PASEP, também devem declarar a DIRF.
Prazos para Entrega
Os prazos de entrega da DIRF para o ano de 2024 já terminaram. Ela aconteceu até o dia 28 de fevereiro de 2024, no entanto, a Receita Federal abriu mais um tempo de prazo por causa de problemas acontecidos no programa IRPF 2024, que demorou para liberar.
Com esse prazo estendido, os brasileiros que precisam declarar a DIRF 2024, ganhou um período a mais. Caso você esteja atrasado com sua declaração DIRF, entre em contato com a Receita Federal agora mesmo, o quanto antes e regularize a sua situação!
✔ Saiba como emitir DARF Online para quitar débitos com a Receita Federal.
Programa Gerador da Declaração DIRF
O cidadão empresário e pessoa jurídica pode instalar o programa gerador DIRF para declarar o seu imposto de renda retido na fonte e ficar em dia com a Receita Federal. Para isso, acesse o site oficial da Receita Federal, clicando aqui direto no link para a declaração do imposto de Renda.
✔Em caso de débitos a pagar, veja como parcelar o imposto de renda junto à Receita Federal.
Retificação da Dirf 2024
Vamos ensinar o passo a passo para você fazer a retificação da DIRF, veja:
- A retificação é feita quando a declaração é rejeitada. Para isso, use o sistema da declaração, o programa gerador para fazer a retificação;
- Acesse o programa e encontre a “ficha do contribuinte”. Escolha o tipo de declaração que deseja fazer, e depois declaração retificadora.
Penalidades por Falta de Entrega
O contribuinte que não fizer a sua declaração da DIRF, está aberto a receber duras penalidades, dentre elas e a principal, são as multas. Há também restrições de crédito, bloqueios de alguns documentos, dentre outras.