Usado pela receita federal para a realização da arrecadação de impostos, contribuições e taxas relacionadas as operações financeiras, o DARF deve ser emitido obrigatoriamente pelos cidadãos brasileiros. Sendo assim, é importantíssimo saber como emitir Darf IRPF 2025 para não ter complicações quando a data de emissão do documento chegar.
Conteúdo
Quem deve Emitir DARF 2025
O Documento de Arrecadação de Receitas Federais deve ser emitido obrigatoriamente por pessoas físicas e jurídicas, sendo que no caso da pessoa física, este documento permite o pagamento de impostos depois da declaração do Imposto de Renda (IRPF).
Para quem é pessoa jurídica, este guia ajuda bastante no pagamento do Imposto de Renda pessoa Jurídica (IRPJ), CONFIS, INSS e muitos outros impostos que são importantíssimos para o empreendimento.
Como Emitir DARF IRPF 2025 Pessoa Física
Após o preenchimento do guia, as pessoas físicas podem realizar a emissão do IRPF usando uma das ferramentas disponibilizadas pela Receita Federal, sendo que estão disponíveis as seguintes plataformas:
- Sicalc AA – para fazer a emissão do DARF 2025 usando essa plataforma, é necessário que seja feito o download do software para o computador. Depois disso basta fazer a emissão do documento num processo bem simples e rápido.
- Sicalc Web – esse meio de emissão do DARF é processado por via online, ou seja, nesse processo você somente precisa de ter conexão com a internet no seu computador e acessar o site do Sicalc para fazer a emissão.
- Veja ainda sobre o Simulador Imposto de Renda 2025.
Como fazer Emissão da DARF Parcelamento
A emissão do DARF parcelamento 2025 é necessária para o pagamento do saldo do imposto anual da pessoa física. Este saldo pode ser parcelado em até mesmo 8 quotas mensais que são pagas sucessivamente.
É importante destacar que essa opção de parcelamento somente é disponibilizada para quem tem um imposto de valor superior aos R$ 100,00. Quem tem um débito inferior a esse montante, deve fazer o pagamento em quota única.
Para realizar a consulta ou emissão do DARF de parcelamento, é necessário que a pessoa física ou jurídica tenha o seu computador conectado a internet e siga o passo a passo descrito, logo abaixo:
- Primeiro acesse a página de emissão do guia clicando AQUI;
- No campo “Consulta de Parcelamento” informe o seu CPF/CNPJ;
- Em seguida clique em “Não sou um robô”;
- Siga com a consulta ou emissão do Darf de parcelamento clicando em “Avançar”
Feito isso, você já poderá conferir os parcelamentos validos para pagamento e fazer a emissão do Darf.
✔ Veja também como emitir o extrato de pagamento do Dataprev INSS 2025 para declaração de ajuste anual de IR
Darf em Atraso
Quem atrasa na emissão desse documento, deve emitir um novo guia do Darf 2025, o que pode ser realizado por via da plataforma online (Sicalc web) ou por via do programa da Receita Federal (Sicalc AA).
Quando a pessoa física ou jurídica perde o prazo determinado para a emissão do DARF, ele sofre a cobrança de juros e multas que quando somadas chegam a um total de – 0,33% de multa ao dia, que tem um máximo de 20% e selic acumulada para juros.
Sendo assim, vale mesmo a penas evitar o atraso na emissão desse documento para não sofrer a cobrança de juros e multas.