Extrato INSS para Imposto de Renda 2025 – Para manter-se em dias com o Governo Federal e evitar, desse modo, penalizações, todo brasileiro que possui uma renda mensal acima de R$ 1.903,98 precisa arcar com o IRPF (Imposto de Renda sobre Pessoa Física), um tributo que recai sobre os rendimentos anuais dos indivíduos.
Uma vez por ano, essa tarifa precisa ser declarada à Receita Federal. Para isso são necessários certos documentos, como o extrato do INSS, sobre o qual decidimos falar no artigo de hoje. Então, venha com a gente para entender mais!
Conteúdo
Extrato INSS para Imposto de Renda 2025
O extrato do INSS consiste no demonstrativo dos pagamentos de quem é beneficiado pelo Seguro Nacional. Trata-se de um informe de rendimentos do INSS 2025 fornecido pela Previdência Social.
A importância desse documento é explicada pelo fato dele particularizar todos os rendimentos dos aposentados e dos pensionistas. Isso disponibiliza aos mesmos uma fonte segura para a coleta dos valores necessários ao IRPF, algo extremamente importante, uma vez que qualquer informação incorreta na declaração do imposto de renda pode trazer consequências bastante indesejadas.
Fique ligado: para saber qual sua alíquota efetiva, use o Simulador do imposto de Renda 2025 oferecido pela Receita Federal.
Como Emitir o Extrato INSS para IRPF?
Há duas maneiras de emitir o extrato INSS para Imposto de Renda 2025:
- A primeira é por meio das próprias agências da Previdência Social.
Para expedir o demonstrativo por meio de uma dessas filiais é bem fácil, sendo necessário que o contribuinte se dirija a uma delas com os seus dados pessoais em mãos.
- Já a segunda forma é através da internet, um modo muito mais cômodo, rápido e simples.
Para isso, basta que o beneficiário siga o seguinte passo a passo:
- Entrar no site do INSS, acessando esta página;
- Na aba “Serviços”, clicar em “Histórico de Pagamento de Benefício”;
- Clicar em “Emitir Extrato”;
- Clicar em “Extrato de Imposto de Renda (IR)”;
- Clicar em “Fazer Login”;
- Informar os dados requisitados;
- Ratificar o captcha;
- Clicar em “Entrar”;
- Expedir o demonstrativo.
Vale ressaltar que, caso a pessoa nunca tenha acessado o portal do INSS, ela deverá se cadastrar no sistema do canal antes de efetuar o login. A fim disso, é preciso:
- Clicar em “Primeiro Acesso”;
- Clicar em “Cadastra-se”;
- Indicar as informações solicitadas;
- Verificar o captcha;
- Seguir as recomendações que a plataforma dará para a conclusão do registro.
Aposentadoria do INSS paga Imposto de Renda?
Uma dúvida muito recorrente entre os aposentados e as pessoas que estão perto de se aposentar é se elas possuem o dever de declarar o seu imposto de renda. A resposta é SIM.
Os mesmos, tal como os pensionistas e os demais cidadãos que recebem mais de R$1.903,98 por mês, devem contribuir anualmente com IRPF. Os rendimentos do INSS não possuem isenção do Imposto de renda 2025.
Leia também: Saiba como funciona o parcelamento do Imposto de Renda 2025, e descubra como pagar parcelado e se vale a pena.
Há, contudo, duas exceções, sendo isentos do imposto de renda os aposentados por invalidez e os aposentados que possuem sérias enfermidades. Vale ressaltar, no entanto, que para a última situação é necessário requerer esse benefício e comprovar a doença, a partir de uma perícia médica, que é agendada pela própria Previdência Social.
Inclusive, que se o problema for comprovado antes da Receita Federal liberar o privilégio, o Seguro Nacional tem o dever de ressarcir o valor que o contribuinte pagou – basta, para isso, que o aposentado solicite o estorno.