Todos os anos, as pessoas físicas e jurídicas têm um compromisso com a declaração do imposto de renda. Embora o IRPJ seja o mais conhecido, o imposto de renda para pessoa jurídica também é necessário. O IRPJ também é obrigatório, por isso os contribuintes devem estar bem atentos para que não tenha problemas com a Receita Federal, cujo pode acarretar em inúmeros prejuízos. Então, quer se informar um pouco mais sobre o IRPJ 2025? Leia o artigo abaixo!
Conteúdo
Quem deve declarar o IRPJ 2025
Primeiramente, é fundamental que saiba quem deve declarar o IRPJ 2025. Isto porque existem alguns grupos são excluídos do ato de declarar imposto de renda, como os microempreendedores individuais, mais conhecidos como MEI. O MEI não realiza o pagamento do imposto de renda, por isso não é necessário se preocupar com este tributo.
No entanto, a declaração do IRPJ 2025 é obrigatório para quatro grupos, são eles:
- Empresas que fizeram pagamentos para outras pessoas jurídicas envolvendo impostos como Cofins, CSLL e contribuição para o PIS/PASEP;
- Todas as pessoas jurídicas que praticaram retenção do IRRF na fonte;
- Pessoas físicas que tenha pago rendimentos em 2017 mesmo sem ter havido a retenção do imposto na fonte;
- Empresários que tenham feito operações de envio de dinheiro com destinatário ao exterior, mesmo que não tenha havido retenção na fonte.
Como Declarar o IRPJ
Assim como na declaração do imposto de renda para pessoa física, a Receita Federal também colocada um software à disposição para elaborar sua declaração do imposto de renda. Esse programa pode ser feito download também no próprio site do órgão, de forma gratuita e rápida.
No entanto, a elaboração da declaração do IRPJ 2025 exige um pouco mais de tempo e paciência, pois possui mais etapas do que o imposto para pessoa física. Tenha cuidado com os dados fornecidos durante a declaração. Caso a Receita Federal detecte dados incompatíveis, sua empresa pode cair na malha fina.
Como Pessoas Jurídicas Inativas Declaram o IRPJ
São consideradas pessoas jurídicas inativas todas aquelas empresas ou organizações que não praticaram atividades operacionais e financeiras no ano referente ao imposto de renda 2025. Desta forma, elas são chamadas como “inativas”. E uma dúvida muito comum é: como pessoas jurídicas inativas declaram o IRPJ?
Mesmo inativas, essas pessoas jurídicas são obrigadas anualmente a enviar a declaração simplificada da pessoa jurídica. Quer saber como? Veja abaixo:
- Primeiramente acesse o site da Receita Federal pelo seguinte endereço eletrônico: https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATRJO/DeclInatividade2016.App/default.asp.
- Preencha o formulário com o seu CNPJ; CPF do responsável pelo CNPJ; e também o código de segurança.
- Ao final, clique em “confirmar”
✔ Confira quem tem direito a sacar o LOAS 2025 da Previdência Social
Tabela com Cronograma IRPJ 2025
No momento, a tabela com cronograma IRPJ 2025 não foi divulgado pela Receita Federal. No entanto, como a movimentação do IRPF 2025 já começou, é bem provável que nas próximas semanas o órgão responsável divulgue a tabela com cronograma IRPJ 2025. Desta forma, é fundamental que esteja bem atento ao site da Receita Federal e também aos sites de notícias.
✔ Saiba também como realizar a retificação do Imposto de renda 2025
Restituição IRPJ
As pessoas jurídicas que tenha realizado o pagamento de uma quantia indevida ou maior que o valor estipulado pela Receita Federal possuem o direito de serem restituídas. Desta forma, basta solicitar a restituição e terá a devolução da taxa acrescida.